segunda-feira, 4 de maio de 2009

Barcos - parte 1


Por muitas vezes fugimos da presença de Deus por não querer aceitar quem somos de verdade. O medo tem sido uma das maiores armadilhas de Satanás usada para esconder a manifestação de Deus na vida dos cristãos. Mas o amor de Deus é maior! E Ele nos chama todos os dias a nos despirmos de toda máscara e ter uma vida com Ele de simplicidade, reciprocidade e acima de tudo, uma vida de verdades. Esse é o amor de Deus, arrancar todo medo de nós e nos mostrar o que Deus quer de nós.
Não conhecer a Deus é não acreditar em Deus, é crer que tudo é uma mentira. E fugir da presença de Deus é fazer um projeto de vida baseado no mundo natural, dependente das coisas terrenas! Como filhos de Deus, nossa vida deve ser regida pelo sobrenatural de Deus, devemos viver sempre na expectativa de que Deus proverá e não viver sempre com uma carta na manga, do tipo, se Deus não agir e usarei eu tomarei providências por conta própria. Este tipo de vida nos leva a tornarmos independente de Deus, o início de todo mal! E a única solução será voltar para a dependência de Deus.
Se hoje eu sou uma pessoa insegura, rejeitada e fracassada, tudo que faço não dá certo, e às vezes sinto desestimulado a não fazer nada, só me tornarei a ser diferente quando eu aceitar em crer no Senhor, porque o jugo é suave e o fardo é leve (Mt. 11-30).
Muitos de nós com medo de reconhecer quem somos de verdade, procuramos nos esconder das pessoas, muitos colocam máscaras, outros se isolam e há ainda aqueles que são como Jonas, pegam um barco e fogem da verdade (Jonas 1.3).
Hoje não é mais Jonas que pegou aquele barco, e sim aquele Jonas se tornou o Eu, o Você. Quantos de nós, por medo de enfrentar a verdade tomamos os barcos por nossas mãos e nos lançamos ao mar, procurando de alguma forma fugir da realidade? Hoje a pergunta soa aos nossos ouvidos: Você está no barco ou na presença de Deus? Tudo o que nos afasta de Deus, tudo o que nos gera medo são os barcos da vida. O ponto mais importante disto é que: não foi Deus quem colocou este barco em nossas vidas, fomos nós! Por não concordarmos com as circunstâncias da vida, por medo de não conseguir, questionamos a Deus: Mas Senhor!? Porque Senhor!? Sempre queremos colocar uns “mas” na nossa relação com Deus, achando que o correto é nós e não Deus. Deus pede para que façamos isso, fazer o que não nos agrada, e por isso questionamos: Mas Deus, porque não fazer assim?
Deus é fiel e justo, Ele não passa acima das nossas escolhas, Ele sempre nos dá uma oportunidade de estarmos mais íntimo dEle, mas muitas das vezes escolhemos pegar um barco. Mas Deus na desiste! Enquanto escolhermos sair com o barco, fugindo da vontade dEle, Ele sopra um vento e nos traz de volta para tua presença. E foi isso que ocorreu com Jonas (Jonas 1.4).
Onde o homem colocou um “mas”, Deus vem e coloca um “MAS”. Não adianta fugirmos da presença de Deus, logo cedo, logo tarde, Deus vai nos trazer de volta! Pois Ele é Pai, e ama seus filhos. Que pai deixaria seu filho sozinho e longe de casa? A pergunta soa de novo: Minha vida tem sido um barco?
Qual o nome do teu barco? Muitos barcos da vida têm sido a religiosidade, um trabalho, um namoro, um casamento: Ah se eu casar minha vida vai mudar! Ah se eu conseguisse aquele emprego seria feliz! Estes são exemplos dos barcos de nossas vidas. Muitos crêem que a sua vontade é que lhe fará feliz, mas estão errados, pois se não for a vontade de Deus, nunca seremos felizes.
Hoje o maior barco de toda a humanidade se chama Ilusão. O que seria a ilusão? Ilusão é viver algo que não é a realidade; é compensar a sua vida com outras coisas que tentam compensar as coisas de Deus que não foram realizadas. É nesse ponto que as pessoas se prendem, se torturam, querendo ser o que não são!
A libertação só virá quando a verdade aparecer! A libertação virá quando tirarmos nossas máscaras, nossos pecados e reconhecermos quem nós somos de verdade! Só assim nós poderemos viver os sonhos de Deus para nossas vidas, quando abrirmos mãos de viver um sonho que não nos pertence.
Não queira viver a ilusão de um ministério (Ah eu só poderei ser usado por Deus se eu for a alguma nação; Ah eu só poderei fazer isso se eu entrar no ministério de danças; e por ai vai...).
Deus nos chama para vivermos fora de uma ilusão. E isso acontecerá quando tirarmos as máscaras e descobrirmos quem nós somos de verdade. A coragem de um homem não está diante dos homens e sim diante de Deus.
Quando a lepra nos toma por completo, quando Deus nos vê afogando em nossas ilusões, Ele não se agüenta e vem e tira algo de nós, para que assim possamos despertar. Deus vem e permite que uma ferida seja aberta, para que ela doa e que nos faça reconhecer que necessitamos da presença de Deus (Jonas 2.2). É na angústia, na dor, no sofrimento que reconhecemos que precisamos de Deus, quando nada mais pode nos ajudar a não ser Ele. Deus corrige aquele que o ama (Hebreus 12.6). Ele permite que tais coisas aconteçam para que nunca esqueçamos dEle! Não importa o que façamos, todas as coisas de nossas vidas irão convergir para que as nossas máscaras caem. Não adianta fugir, Deus nos ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário