segunda-feira, 18 de maio de 2009

Esgotamento


O Dr. Herbert Freudenberger descreve a pessoa esgotada como "alguém que está num estado de fadiga ou frustação em consequência de sua devoção a uma causa, seu estilo de vida, seus relacionamentos, coisas que não lhe trouxeram a recompensa esperada". A pessoa que não se esforça para atingir o topo, jamais sofrerá desse mal, nunca se queimará. Isso só ocorre com pessoas que almejam o melhor.

Porém, queimar-se espiritualmente não é a coisa que só acontece com pastores. Isso pode acontecer com qualquer pessoa que se dedica ter uma vida de entrega a Jesus. O fato é que estamos contemplando uma epidemia de crentes que abandonam a igreja; e não se pode dizer que eram daqueles que só iam aos cultos na Páscoa e no Natal, e sim crentes exemplares, obreiros esforçados. Em geral, abandonam a igreja em razão de uma contenda com outro obreiro, ou devido a mágoa e decepção por não terem recebido o reconhecimento que julgam merecer.

De repente, não aparecem mais, Aos domingos, ficam em casa amargurados, cheios de ressentimentos contra quem quer que lhes tenha causado o trauma. Alguns, metidando no que lhes aconteceu, percebem que tudo aquilo em que tinham crido a respeito do poder para viver a vida cristã falhou quando mais precisavam de ajuda. a fé entrou em curto-circuito devido àção de outro ser humano que não fazia as coisas como esses crentes queriam.
Agora a questão é, o que está acontecendo? É inevitável excluir essa percepção. Algo dentro da igreja está acontecendo. Algumas pessoas sacodem a cabeça, dizendo que o diabo obteve vitória. Se isso fosse verdade, surgem ainda outras perguntas. Jesus ascendeu vitorioso sobre todos os poderes do inferno! Ele disse que edificaria sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Portanto, há algo errado quando o diabo consegue desmantelar a igreja assim tão facilmente.
Por que é que as pessoas se esgotam espiritualmente, abandonam a igreja ou acomodam-se à essa forma tediosa de agrupamnto humano a que chamamos de "igreja" hoje? Dizem alguns que deveríamos orar mais. Não descarto a importância da oração; porém, descobri que muitos dos que oram são candidatos potenciais à exaustão espiritual. Dizem outros que sofremos de falta de fé. Concordo que falta fé à igreja, e que muitos, em sua miséria e desespero, precisam voltar aos preceitos da Palavra de Deus. Todavia, alguns dos casos mais trágicos de queima espiritual envolviam essas pessoas que reivindicam entender a fé.
"Jackie e seu marido haviam sido membros de uma igreja pertencente a certa denominação histórica, logo após se mudarem para aquela cidade, anos antes. Nascera-lhes no coração uma fome de Deus e, e por isso, foram atraídos à igreja onde realizávamos as reuniões.
- Acho que estou sendo ingrata ao pedir tantas coisas - disse ela enquanto sorria nervosamente - mas às vezes eu me pergunto a respeito da vida crsitã. Enfim, a vida cristã é isso? Nada mais além disso? Não me compreenda mal... é muito melhor do que tudo quando tínhamos até então. Deus é real para mim, mas, faland0 honestamente, o que me chamamos de igreja não é muito mais do que um clube religioso - e acho que está bem assim.
Ela hesitou um pouco, antes de dizer:
- Às vezes fico tão frustada! Será que Jesus morreu e ressuscitou a fim de ser o fundador de um clube em qtodos procuramos ser como ele é... cantar no coro, levar nossos filhos às reuniões, à escola dominical, ouvir palestras animadoras de todos os domingos, dizer amém nos momentos certos? Se isso é tudo a respeito de Jesus, ele é bem maçante!"
Quando ela se reclinou na cadeira, ruborizada, eu sabia que ali estava outra vítima em potencial do esgotamento espiritual. Ela era porta-voz de muitas pessoas que se sentem da mesma maneira, e que jamais o confessariam abertamente.
Que veneno mortífero é esse que se espalha por toda a igreja? Temos procurado evitar o problema fugindo dele, fingindo que não existe ou pondo a culpa no diabo - e em seguida evitamos também confrontar os crentes exauridos, queimados espiritualmete, que abandonam a igreja. Algo está sugando toda a vida destes crentes, arrebatando-lhes toda a vitalidade. Eles se tornam espiritualmente exaustos, seus pensamentos agora são cínicos e negativos. Ei-los amargurados, ressentidos, como se Deus estivesse longe demais. Queimaram-se espiritualmente.
E a causa qual é?
Este texto foi retirado do livro Esgotamento Espiritual de Malcolm Smith. Com o passar dos dias, eu estarei postando sínteses das mesnagens que o autor procura responder quando o fazer todo o possível não é suficiente na vida das pessoas.

Um comentário:

  1. e muito bom saber que jovens como vc
    esta servindo Deus dessa maneira fico feliz que voce faz parte dessa geração de adoradores

    ResponderExcluir